Na terça-feira tivemos uma aula sobre áreas e perímetros. Já tínhamos estudado estes conteúdos, mas na correcção do teste de Janeiro, levantaram-se algumas questões pertinentes. Num problema em que tínhamos que descrever um triângulo, enquadrado num quadriculado, sem utilizar as palavras "triângulo" e "triangular", alguns dos nossos colegas queriam referir a área desse polígono, mas não a conseguiam calcular com precisão, apenas por aproximação. Daí a professora ter resolvido planificar uma aula com manipulação do geoplano, onde nos propôs 4 desafios. O último levava-nos a descobrir uma forma de calcularmos, com certeza, a área de um triângulo rectângulo. Preenchemos uma ficha de acordo com o tipo de geoplano que tínhamos. Apresentamos o da Inês Ricardo, que tinha um geoplano com uma malha mais larga.
A professora utilizou um geoplano virtual para explicar as descobertas que fizemos e aconselhou-nos a utilizá-lo, bem como o que existe no "Magalhães".
Ficam aqui as moradas dos sites onde podemos experimentar os geoplanos electrónicos:
Foi muito divertido fazer estes desafios. Eram muito divertidos. Adorei esta experiência. Beijinhos Inês Rocha
ResponderEliminar