Actividade A
- Primeiro observámos vários sólidos e resolvemos classificá-los tendo em conta algumas características.
- Apercebemo-nos que alguns sólidos tinham superfícies planas (prismas e pirâmides), outros planas e curvas (cone e cilindro) e outros só curvas (esfera).
- Depois aprendemos a desenhá-los numa folha de papel com auxílio da régua, registando ao lado o número de vértices, faces e arestas de cada um. Alguns colegas chegaram mesmo a fazer cartazes, em grupo, com a representação do seu sólido favorito, com legenda (vértice, aresta e face).
- Escolhemos construir, com palhinhas e plasticina, primas e pirâmides, pois só estes sólidos possuíam arestas. Usámos palhinhas para representar as arestas e plasticina para representar os vértices. Montámos o nosso sólido favorito.
Actividade C
- Construímos um cubo usando a planificação, que existia nos materiais do nosso manual de matemática. Para o construir, usámos alguma perícia na dobragem e cola para juntar as superfícies.
- Depois a professora lançou-nos um desafio: "Será que só existe essa planificação possível para montar o cubo?" Usámos um material de matemática que se chama "polidron" e, em grupos de dois, fomos tentando descobrir outras planificações possíveis para montar o cubo, registando-as em papel quadriculado.
- Descobrimos muitas, mas depois de as analisarmos com calma apercebemo-nos que muitas eram repetidas, porque estavam noutra posição ou invertidas. Das onze descobrimos sete.
Actividade C
- Com a ajuda da família, construímos um cilindro e um paralelepípedo, usando planificações em papel destes sólidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário