domingo, 23 de maio de 2010

Estudo do Livro "O Segredo do Rio"

Na nossa sala de aula lemos e estudámos o livro "O Segredo do Rio" do Miguel Sousa Tavares.

Dividimo-lo em cinco partes, lemos, interpretámos, resumimos e fizemos as ilustrações. Depois alguns alunos passaram a computador e o resultado foi um livrinho com as nossas ilustrações. Apresentámos à comunidade os nossos trabalhos na Semana da Leitura.

Se quiserem podem ler o nosso resumo e dentro em breve colocaremos algumas das nossas maravilhosas ilustrações.


Era uma vez um rapaz que vivia no campo, numa casa pequena e branca. Perto dessa casa havia um pomar com várias espécies de árvores de fruto. Em frente passava um ribeiro que formava um lago, onde o rapaz costumava tomar banho.
Numa noite de Verão o rapaz ouviu um ruído estranho entre as silvas e com medo escondeu-se e apercebeu-se que era um javali com os seus filhos que se aproximava dor rio para beber água.



Passadas algumas estações, e chegada a Primavera, numa tarde, o rapaz resolveu descansar, deitado de bruços, perto do lago.
De repente, o rapaz, avistou um peixe que falou consigo, contando-lhe a história da sua vida. Vivia num aquário, cresceu e os donos deitaram-no ao rio.O rapaz fez um acordo com o peixe (que era uma carpa): ele podia viver no lago desde que ele não contasse a ninguém que ele falava


Chegou o Verão e o rapaz passou a poder tomar banho no rio. Quando as noites eram muito quentes, e não conseguia dormir, ia até ao ribeiro e conversava com o peixe.
Quando chegou o Outono, chegou também um grande problema: a falta de água, porque não chovia. Os pais do rapaz andavam muito tristes porque não tinham frutos, legumes, farinha, azeite e animais para vender e para comer.
Certo dia a mão teve uma ideia. Como tinha visto uma carpa gigante no ribeiro queria matá-la, salgá-la e alimentar a família por dois meses.


O rapaz ficou com medo e foi avisar a carpa da intenção dos pais. Esta decidiu ir embora, descendo o rio, nessa noite.
No dia seguinte a família ficou muito triste, os pais porque tinham perdido um valioso alimento e o rapaz, porque tinha perdido um amigo especial.
Passadas duas semanas, estava o rapaz na janela, à noite, quando avistou, no ribeiro, a carpa. Ele trazia consigo a solução para o problema da fome.


O rapaz, quando viu a carpa da sua janela, ficou muito contente e foi ter com ela com intenção de saber novidades. Foi então que esta lhe contou qual a solução para a fome e como a tinha conseguido. O peixe tinha visto um barco naufragado, cheio de comida enlatada. Com a ajuda de uma rede transportou a comida ao longo do rio, com a colaboração de duas raposas, até chega ao lago.
A família ficou contente e deixou a carpa ficar lá a viver.
O pai do rapaz colocou uma tabuleta de madeira presa com um pau, à beira do rio, que dizia: “Proibido pescar neste local”. Os rapaz também fez uma que dizia: “Este rio tem um segredo e esse segredo é só meu”.

1 comentário: